Implicações do uso da internet nas aulas de língua materna.
Alguns profissionais contrários ao uso da internet nas aulas, especificamente de Língua Portuguesa, temem que a influência desta possa refletir na escrita, já que a comunicação via internet ainda está bastante centrada na escrita.
Segundo Freitag e Fonseca e Silva (2006 ), o uso da língua em ambientes de comunicação virtual está indo em direção ao surgimento de um subconjunto da norma padrão, uma espécie de subnorma [...]. Cabe salientar que não se trata de mais uma variedade, mais sim uma subnorma [...].
Nota-se que a linguagem utilizada na internet tem como base a língua considerada padrão, porém com características diferenciadas decorrentes de fatores socioculturais, estes que seguem as regras da variedade linguística padrão. Outro fator presente na comunicação via internet, trata-se da presença de oralidade que é marcada pela utilização de recursos que causam tal intenção, tais como o uso de caixa alta para dar ênfase ao que se diz; o uso de letras repetidas para marcar risos (kkkkk); as expressões de sentimentos são repassadas por meio de símbolos como :-) .,-) :( e pelos emoticons, além da ausência de acentos e do emprego de abreviações que auxiliam na velocidade, como vc (você), tbm (também), rs (risos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário